Somos parte da natureza, isso é fato. Afinal, somos todos animais. Mas será que com as rotinas cada vez mais corridas, com cada dia mais construções e inovações tecnológicas, ainda nos lembramos que deveríamos estar mais imersos na natureza? Às vezes os níveis de estresse sobem, bate aquele cansaço profundo e uma vontade de não fazer nada. Talvez, o necessário seja apenas dar uma volta ao ar livre, ver o mar ou mexer na terra.
Apesar de ser super difícil até imaginar desconectar de tudo, em alguns momentos é muito importante fazer isso pelo bem do corpo, da mente e das relações interpessoais. Confira quais são os benefícios que o contato com a natureza nos traz em três aspectos.
O nosso corpo necessita de um contato com áreas verdes, por mínimo que seja ao dia, mesmo que você não goste de se aventurar na natureza, fazer trilhas, escaladas, surfar ou praticar qualquer outro esporte radical.
Já ouviu algumas pessoas falando que criança precisa se sujar, mexer na terra para ganhar imunidade? Pois é, não é conversa fiada, pelo contrário, há bastante fundamento. Na terra, nas plantas, assim como no ar puro, existem bactérias que fortalecem o sistema imunológico.
Dica prática: se você não tem tempo de ir para um lugar com muita natureza, dá para fazer uma mini horta na varanda do apartamento. Plante flores ou temperos do dia-a-dia, só esse pequeno contato já ajudará bastante.
O Sol é outro aliado do corpo humano. Necessitamos de, pelo menos, 15 minutos de exposição diária para estimular a produção de vitamina D, tão importante para a memória e para o fortalecimento de ossos e músculos.
Ar fresco também contribui e muito para a saúde. O corpo consegue regular a pressão arterial ao receber ar livre de impurezas.
E, claro, estar perto da natureza dá muito mais ânimo de praticar exercícios físicos que trazem inúmeros benefícios para o corpo.
Estamos tão acostumados a constantes estímulos sonoros e visuais, que muitas vezes nem percebemos o quão agitados ficamos depois de uma longa jornada de trabalho. É realmente difícil parar um pouco para respirar e prestar atenção nos detalhes. A natureza com certeza te ajudará depois de um dia super estressante. O contato com ar puro, com o mar e com plantas auxilia o cérebro a recuperar da fadiga e a combater o estresse.
Idosos: atividades ao ar livre ajudam a prevenir e a diminuir os sintomas de Alzheimer e de demência.
Crianças: o convívio com a natureza melhora a imaginação e a criatividade. Além de melhorar os sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Adolescentes e adultos: parar tudo um pouco e só observar a natureza auxilia a deixar os estímulos tecnológicos de lado e aumenta o foco.
Deixar os celulares, o computador e a televisão de lado e aproveitar ao lado das pessoas que nos fazem bem. Parece fácil, né? Mas estamos tão imersos nesse ambiente super conectado que às vezes nem lembramos como é ficar sem acesso à internet. Por isso é tão importante se afastar um pouco da cidade e passar algum tempo distante de tudo, só curtindo a natureza.
Quando estamos em locais sem conexão à internet, tendemos a dar mais atenção a quem está à nossa volta. E a natureza proporciona ótimos momentos com esse contato mais próximo. E são tantas opções de atividades ao ar livre que até quem não é muito chegado à natureza, poderá se interessar.
Confira algumas ideias de atividades na natureza que você pode fazer com sua família e amigos no próximo final de semana:
Hotel Fazenda China Park
BR 262, KM 72
Domingos Martins – ES
Telefones:
(0 xx 27) 3441-9770
Whatsapp,